Código de Conduta

GoFox - Tecnologias de Informação

 

Nota introdutória

A GoFox, desde a sua fundação em 2011, sempre reuniu esforços em desenvolver a sua atividade assente em padrões de integridade, transparência, honestidade, ética profissional e respeito pelo outro, pelo ambiente, e pelo cumprimento da legislação. Aqui chegados, e porque nada se constrói sem crescimento, é imperativo honrar o seu legado para capacitar o seu futuro.

Assim, no âmbito do processo de investimento, crescimento e evolução e conscientes de que cada um de nós exerce um papel fundamental dentro da organização. A percepção cultural das linhas que movem a GoFox pode gerar desafios e desconhecimento. É, portanto, responsabilidade da GoFox promover e garantir o cumprimento dos princípios éticos e dos valores que caracterizam a identidade própria da organização que defendemos e representamos.

As orientações definidas neste documento representam, portanto, um compromisso partilhado pela GoFox. Este documento destina-se a todos os colaboradores e é imperativo o conhecimento inequívoco do mesmo. Tendo como objetivo resultar na incorporação destes princípios no seu dia a dia profissional e promover a difusão das orientações dentro da organização, contribuindo diariamente e de forma positiva para melhorar a eficiência e qualidade das orientações descritas.

Sem a devida consciência, liberdade é perigosa - SADHGURU

 

Missão, Valores e Visão

Apesar de parecer lógico e de bom senso, é imperativo ter o conhecimento claro da Missão, Valores e Visão da GoFox para que, enquanto membros da organização, possamos contribuir de forma sincronizada e identificada com a premissa base do que é a GoFox.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento e inovação das organizações e pessoas a nível tecnológico, aumentando a sua capacidade de negócio através da prestação de serviços e desenvolvimento de soluções digitais tecnologicamente avançadas.

Valores

Excelência - Entregar sempre e com excelência a melhor solução tendo em conta as restrições impostas mesmo que isso signifique ter que recusar. O trabalho da GoFox é a sua melhor publicidade. Estar consciente das limitações sem se deixar limitar por elas;

Colaboração - Trabalhar com o cliente e não para o cliente. O trabalho não está finalizado com a entrega do produto/serviço. A finalização de um trabalho não impede apoio e colaboração posterior;

Dinâmica - Capacidade de adaptar as diferentes culturas e processos de trabalho. Valorizar a capacidade de aceitar novas tecnologias, conceitos e processos de trabalho sem preconceitos;

Visão

A GoFox aposta na sua visão em continuar a sua expansão pelos mercados internacionais, não menosprezando o mercado nacional, onde a GoFox reforça o seu estatuto de referência nacional e consequentemente, se vê cada vez mais requisitada por empresas/marcas com necessidades e desafios mais complexos e exigentes.

 

Destinatários

Este Código de Conduta define as normas éticas para todos os colaboradores, independentemente do seu nível hierárquico, esperando-se e incentivando-se a que todos atuem em conformidade com os princípios e valores fundamentais da organização.

Pretende-se também que estes princípios orientadores sejam conhecidos e assumidos por todos aqueles que connosco colaboram ou se relacionam, nomeadamente, fornecedores, prestadores de serviço e parceiros.

 

Profissionalismo e assiduidade

Os colaboradores devem empenhar-se no cumprimento das tarefas no âmbito da sua atividade profissional com o maior rigor, zelo e competência, atuando na defesa dos interesses da organização, pautando-se sempre pelo cumprimento escrupuloso das leis e procedimentos internos aplicáveis à sua atividade.

A nossa organização privilegia um comportamento de responsabilização pessoal e de profissionalismo dos seus colaboradores. Assume, ainda assim, como regra essencial para todos os seus colaboradores o dever de assiduidade e o respeito pelo horário de trabalho praticado.

Sem prejuízo de efetuar o registo de assiduidade utilizando os meios disponibilizados pela empresa, o colaborador deve comunicar com a antecedência possível ao seu responsável toda e qualquer situação que comprometa o cumprimento do horário de trabalho, apresentando as devidas justificações.

 

Confidencialidade

As informações obtidas ao serviço da GoFox são informações privilegiadas e só podem ser utilizadas pelos colaboradores no exercício das suas funções, não podendo utilizá-las para obter vantagens para si ou para terceiros. 

Assim, na vigência da sua relação com a GoFox e até dois anos após essa relação, deverá guardar absoluto sigilo sobre quaisquer informações respeitantes à GoFox ou a quaisquer outras (pessoas singulares ou coletivas), que com estas se relacionem, nomeadamente:

1. Dados pessoais ou outros considerados privilegiados;

2. Informação sobre oportunidades de negócio ou negócios em curso;

3. Informação sobre competências técnicas, métodos de trabalho e de gestão de projetos desenvolvidos pela GoFox;

4. Informação relativa a quaisquer projetos ou produtos realizados ou em desenvolvimento, cujo conhecimento esteja limitado aos colaboradores da GoFox no exercício das suas funções ou em virtude das mesmas.

 

Integridade e lealdade

Os colaboradores da organização devem adotar um comportamento idôneo e digno, salvaguardando o prestígio da empresa, dos clientes e das respetivas marcas.

Os colaboradores devem abster-se de quaisquer práticas que possam suscitar dúvidas quanto à ética do seu comportamento, nomeadamente em matéria de ofertas de ou para terceiros. As ofertas recebidas de terceiros, incluindo gratificações, presentes ou participações em eventos deverão ser comunicadas à gerência. Todas as ofertas de terceiros deverão ser recusadas se houver indícios de poderem originar comportamentos não éticos por parte dos oferentes ou de colaboradores da organização.

 

Formação

A organização procura proporcionar formação, indicações e/ou aconselhamento adequado ao desempenho e aperfeiçoamento da atividade profissional dos seus colaboradores, ao desenvolvimento das suas competências e à promoção da sua segurança.

Os colaboradores devem, de igual modo procurar de forma contínua atualizar os seus conhecimentos e competências, tendo em vista a manutenção ou melhoria das suas capacidades profissionais e o aperfeiçoamento das funções que desempenham, tanto por iniciativa própria como frequentando as ações de formação que lhe são propostas pela organização, sempre que possível.

 

Não concorrência

Na relação com terceiros, os colaboradores devem guardar lealdade à GoFox e zelar pelos seus interesses, abstendo-se de se envolver em atividades que concorram, direta ou indiretamente, com as desenvolvidas pela organização. 

 

Igualdade de oportunidades, discriminação e assédio

A organização respeita o princípio da igualdade de oportunidades e não diferencia com base em fatores que não se prendam com o desempenho profissional individual.

Não são admissíveis quaisquer formas de discriminação individual que sejam incompatíveis com a dignidade da pessoa, nomeadamente em razão da origem, etnia, sexo, idade, convicção política, classe social, confissão religiosa, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra. Não são toleradas também quaisquer condutas configuradas como de assédio sexual, moral, mobbing, abuso de poder ou outras que coloquem em causa a normal dignidade da pessoa humana e os comportamentos contrários com as normais práticas.

Deve ser demonstrado respeito mútuo entre colaboradores e deve promover-se um ambiente de trabalho integrativo.

Não é permitido qualquer comportamento abusivo que atente contra outro e o direito à reserva da intimidade da vida privada deve ser respeitado.

 

Consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas

A GoFox não admite que os seus colaboradores se encontrem sob efeito de bebidas alcoólicas ou drogas ilegais durante a jornada e no ambiente de trabalho. A organização reserva-se no direito de fiscalizar durante o horário de trabalho, o consumo destas substâncias de modo a cumprir as prescrições de segurança, higiene e saúde no trabalho.

É expressamente proibido fumar nas dependências da empresa, quer seja nos escritórios, corredores, instalações sanitárias, áreas de convívio, refeitório, viaturas, etc. pertencentes à organização.

 

Atividades extraprofissionais

Não são permitidas atividades extraprofissionais durante o horário de trabalho que coloquem em causa a produtividade ou o desempenho da sua atividade profissional, incluindo-se nestas:

1. Chamadas telefônicas de caráter pessoal que não se revelem urgentes;

2. Uso de internet e redes sociais para fins que não os da atividade;

3. Pausas excessivas e/ou duradouras.

 

Proteção dos bens da empresa e de recursos naturais

Todos os colaboradores devem respeitar e proteger o património (móvel e imóvel) da organização e não permitir a utilização do mesmo por parte de terceiros, salvo se devidamente autorizado pela gerência.

O espaço é de todos e como tal deve ser respeitado. Assim, os colaboradores devem zelar pela conservação e limpeza das instalações da empresa. Além de, cada espaço individual deve estar organizado e todos os objetos desnecessários à prática da atividade profissional, devem estar devidamente arrumados em gavetas ou caixas de arrumação.

Aos colaboradores a quem foram confiados bens da empresa para o exercício da sua atividade profissional, devem zelar pelo bom uso e conservação dos mesmos. Estes não devem ser utilizados em benefício pessoal nem sem ser retirados ou emprestados do local para uso em casa, salvo se devidamente autorizado pela gerência.

Os bens postos à disposição dos colaboradores devem ser utilizados exclusivamente para os fins a que se destinam, respeitando as normas de segurança por forma a prevenir a ocorrência de sinistros bem como a ocorrência de danos pessoais e materiais.

É estritamente proíbida o convite ou permanência de pessoas estranhas ao serviço em todas as instalações da GoFox, incluíndo, corredores, salas de reunião ou espaços de circulação, além das estritamente necessárias por motivos de reunião, sem a devida autorização.

É estritamente proíbido solicitar a entrega de encomendas para fins pessoais na morada da GoFox, sem a devida autorização.

Todos os colaboradores no desempenho das suas funções, devem ainda, adotar esforços no sentido de minimizar o consumo de recursos naturais, contribuindo desta forma para mitigar o impacto ambiental decorrente da atividade da empresa.

 

Imagem, aparência e higiene

Todos os colaboradores no desempenho das suas funções profissionais representam a organização, pelo que devem zelar pela sua aparência por forma a preservarem essa mesma imagem.

Os colaboradores que para o exercício das suas funções têm fardamento atribuído, deverão utilizá-lo sem exceção sempre que solicitado ao serviço da empresa e zelar para que o mesmo se apresente em boas condições de higiene e apresentação. Sempre que o fardamento se apresente deteriorado, tal facto deve ser reportado à gerência.

O uso do fardamento não é permitido em situações pessoais, tais como festas ou eventos propícios a possíveis exageros que possam denegrir a imagem da GoFox.

 

Utilização de equipamentos informáticos e de comunicações

Os computadores, dispositivos móveis, softwares e outros equipamentos ou serviços tecnológicos relacionados com a tecnologia da informação e comunicação devem ser utilizados tendo em consideração a seguintes regras: 

1. Não deve aceder, guardar imagens, textos ou materiais deliberadamente que promovam a violência, ódio ou intolerância religiosa ou de qualquer outra característica protegida por lei;

2. Instalar ou utilizar softwares não autorizados ou proibidos;

3. Os equipamentos e dispositivos devem ser mantidos em boas condições de funcionamento;

4. O endereço de email concedido pela GoFox aos seus colaboradores deve ser utilizado exclusivamente para fins profissionais. 

 

Proteção de dados pessoais

A GoFox trata os dados pessoais dos seus colaboradores, clientes e demais partes interessadas adotando as melhores medidas técnicas e organizativas de forma a garantir a segurança dos dados e a conformidade com a legislação aplicável. Os colaboradores que tratem dados pessoais no exercício das suas funções devem cumprir os procedimentos implementados, e, em caso de dúvida, contactar o DPO através do e-mail: dpo@gofox.pt

 

Atividade na internet (redes sociais) dos colaboradores

A GoFox divulga e comunica com clientes e demais partes interessadas na internet através do seu site, Facebook, Linkedin, Instagram, X entre outras plataformas e redes sociais. Os colaboradores que utilizem as redes sociais supra referidas ou outras, devem abster-se de intervir ou realizar quaisquer contactos em nome ou em representação da GoFox, exceto nos casos previamente autorizados.

Os colaboradores que pretendam intervir ou manifestar a sua opinião de forma direta e pessoal sobre matérias relacionadas com a GoFox devem fazê-lo junto da gerência abstendo-se  de praticar qualquer tipo de conduta na internet ou nas redes sociais que sejam suscetíveis de denegrir a imagem da organização, dos seus clientes ou outras partes interessadas.

 

Relacionamento com colegas

É dever de todos os colaboradores contribuírem para a existência de um bom ambiente de trabalho e de espírito de equipa e entreajuda na organização. As relações entre colaboradores devem pautar-se pela afabilidade e pelo respeito pelos outros. As condutas inadequadas, designadamente a adoção de comportamentos que provoquem a perturbação ou constrangimento dos colaboradores, comprometendo a sua dignidade ou promovendo um ambiente intimidatório ou desestabilizador, serão objeto de um processo disciplinar.

 

Conflito de interesses

Sempre que, no exercício da sua atividade, os colaboradores sejam chamados a intervir em processos de decisão que, direta ou indiretamente, envolvam entidades com quem colaborem ou tenham colaborado, ou pessoas às quais estejam ligados por laços de parentesco, devem comunicar à gerência a existência de tais relações.

Da mesma forma, os colaboradores que tenham entre si relações familiares ou equiparadas, deve ser comunicada à gerência e não devem, salvo autorização da gerência, exercer a sua atividade, internamente, em relação hierárquica ou de dependência funcional direta.

 

Relacionamento com clientes

Os colaboradores devem evidenciar profissionalismo, respeito e cordialidade na relação com os clientes, procurando assegurar igualdade de tratamento e atuando de forma a proporcionar um serviço de qualidade, eficaz e eficiente e transmitir para o exterior a melhor imagem da GoFox. Os colaboradores da GoFox devem assegurar o cumprimento das condições acordadas quanto à qualidade do serviço e as suas garantias e tratar as reclamações recebidas de forma diligente. As reclamações efetuadas por clientes da GoFox, independentemente da forma utilizada (presencial, carta, fax, e-mail, telefone, etc.), são encaminhadas para o gestor do cliente/projeto. Todas as reclamações dirigidas à GoFox são analisadas, devendo ser objeto de resposta com a maior brevidade possível. Os colaboradores destacados devem assegurar uma resposta eficaz e eficiente às reclamações agindo de imediato, após receção da reclamação, no sentido de promover a sua adequada resolução e a elaboração da respetiva resposta.

 

Relacionamento com fornecedores

Os colaboradores devem evidenciar profissionalismo, respeito e cordialidade na relação com os fornecedores, procurando assegurar igualdade de tratamento. A GoFox e os seus colaboradores devem honrar os compromissos assumidos com fornecedores ou prestadores de serviços e verificar o cumprimento pelos fornecedores dos requisitos definidos contratualmente. Os contratos devem ser redigidos de forma clara e sem ambiguidades e no estrito cumprimento das normas relativamente à confidencialidade da informação. Devem ser verificadas e salvaguardadas as situações de eventuais conflitos de interesses. Nunca deve qualquer colaborador do GoFox receber qualquer quantia, oferta ou vantagem de qualquer fornecedor de forma direta ou indireta a não ser ofertas simbólicas que sejam aprovadas previamente pela administração.

 

Relação com concorrentes

A GoFox estimula o desenvolvimento da sua atividade de forma ativa, competente e ética, baseada no mérito e na qualidade da sua oferta. A GoFox e os seus colaboradores não podem executar quaisquer acordos passíveis de restringir a concorrência, nomeadamente através de acordos de partilha ou de fixação de preços, e devem respeitar os direitos de propriedade, tanto material como intelectual. Os colaboradores devem competir num mercado aberto, da forma mais vigorosa e construtiva possível, renunciando às atividades que falseiam a concorrência, às condições abusivas e às práticas discriminatórias. 

 

Relação com comunicação social

Os colaboradores podem apenas prestar declarações públicas, conceder entrevistas (designadamente a órgãos de comunicação social) e intervir em qualquer tipo de manifestações que possam envolver a GoFox quando autorizados pela gerência.

 

Violação do código de conduta

Os colaboradores do GoFox obrigam-se a respeitar e a cumprir os princípios orientadores definidos no presente código. O desrespeito ou a violação das normas éticas aqui previstas são passíveis de ação disciplinar, sem prejuízo de procedimentos criminais, civis e contra ordenacionais aplicáveis.

Os colaboradores da GoFox têm ainda a obrigação de comunicar qualquer violação a estes princípios dos quais sejam testemunhas. Esta comunicação deve ser efetuada à gerência.

A organização desde já garante que irá utilizar todos os instrumentos ao seu alcance para apurar de forma célere e rigorosa os factos objeto da denúncia, garantindo desde já a confidencialidade da informação e a seriedade do seu tratamento.

 

Nota final

A GoFox conta com a colaboração de todos na adoção de uma conduta ética, assente nos princípios e valores promovidos por este código.

Este documento tem uma proposta abrangente, mas não esgota todas as situações que podem ocorrer no dia-a-dia profissional. Por esse motivo, em caso de eventuais dúvidas no que respeita ao cumprimento das disposições previstas neste código, ou alguma questão de foro ético, deverá informar a gerência.

A única forma de fazeres um grande trabalho, é amando o que fazes. - STEVE JOBS

 

Vigência, alterações e atualizações

O presente código entra em vigor imediatamente após a sua divulgação.

No desempenho da sua atividade, toda e qualquer necessidade de alterar, suspender temporariamente ou até eliminar orientações presentes neste documento deve ser solicitada e autorizada pela gerência.

As disposições constantes neste código estão sujeitas às alterações e atualizações que se considerem adequadas face à evolução do negócio do GoFox ou em consequência de eventuais alterações aos normativos legais aplicáveis.